Sobre a Biblioteca

A biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) tem como objetivo reunir, organizar e disseminar a informação. Possui um acervo especializado em temas socioeconômicos e políticas governamentais, estudos e projetos nas diversas áreas de atuação do Estado e dos municípios, publicações de órgãos estaduais, documentos de valor histórico, periódicos, artigos de jornais, fotografias antigas e aéreas, mapas analógicos e digitais.

Atuando desde 1976, preserva a memória técnica da instituição, registrando o histórico do desenvolvimento urbano e regional do Espírito Santo através dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão. Uma conquista para a biblioteca foi apresentar ao público, em outubro de 2006, a biblioteca online, uma nova porta de acesso ao acervo na internet. Com o objetivo de oferecer aos usuários um serviço moderno e eficiente, a biblioteca ampliou a acessibilidade e disponibilidade de informações por meio eletrônico, utilizando a Internet para divulgação de produtos do corpo técnico do IJSN e de pesquisadores sobre o Estado do Espírito Santo. Estão disponíveis na base de dados 21.000 (vinte e um mil) referências bibliográficas de: livros, projetos, teses, monografias, artigos de periódicos, obras de referência, folhetos, fotos aéreas e antigas do Estado, que podem ser localizados por autor, título, assunto ou palavra-chave.

Biblioteca Online é uma realidade e está em pleno funcionamento. Pode ter acesso o público interno e o externo, através da Internet, no site do Instituto Jones dos Santos Neves: www.ijsn.es.gov.br.

Na perspectiva de aumentar a velocidade de acesso aos materiais do acervo, a biblioteca amplia esse serviço, digitalizando todo o acervo de projetos produzidos pelo Instituto Jones, desde a sua criação.

Se antes, era permitido fazer somente a consulta às referências bibliográficas, agora, de maneira ágil e eficaz, é possível ter acesso aos documentos produzidos pelo Instituto em meio digital, na íntegra, exceto mapas analógicos que deverão ser consultados na Biblioteca.